sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Avaliando suas obras

Avaliando suas obras

Foto de Eduardo Hanazaki

Para muitos artistas plásticos, avaliar a própria obra é tão difícil quanto fazê-la. Este artigo destaca alguns dos principais fatores a se considerar na elaboração de seu próprio sistema pessoal de avaliação.


Ao considerar faixa de preços para colocar o seu trabalho, vale a pena considerar os conceitos-chave neste artigo. Este artigo é destinado a provocar a sua própria investigação e reflexão sobre sua própria escala de preço e não deve ser usado como um guia para o preço de seu trabalho, pois há muitas variáveis a serem consideradas na prática por cada um dos artistas.É importante lembrar que, de acordo com grande parte dos conhecimentos dentro das artes visuais, não existem respostas certas ou fórmula padrão para os preços de seu trabalho. Há, no entanto, muitas fórmulas e sistemas que podem ser de ajuda, e no final, você deve ficar satisfeito com os preços definidos.


CUSTO DE MATERIAIS

Qual foi seu custo com material? Antes de fazer qualquer outra coisa, você deve considerar seus gastos em fazer o trabalho físico e certifique-se de levar em consideração que você terá de cobri-los. Esta será a base sobre a qual você irá adicionar seus honorários e outros custos.

PREÇO POR HORA

Muitas pessoas e organizações artísticas recomendam que os artistas atribuam-se um salário por hora e, em seguida, considerar o tempo total que levaram para fazer o trabalho para chegar a um preço final, a idéia é que se você adicionar o seu salário por hora acumulada somados aos custos do material, você vai encontrar um preço. É importante ter em mente, contudo, que dependendo de onde você estiver em sua carreira e sua educação, o tempo que você levará pra fazer algum trabalho pode variar muito.
Um estudante de primeiro ano da graduação pode levar 35 horas para fazer um trabalho, enquanto um estudante de mestrado, recém-formado ou artista estabelecido, pode levar um tempo consideravelmente menor para fazer um trabalho semelhante. O aluno da graduação deve cobrar mais por seu trabalho porque ele tomou mais tempo para fazê-lo ou um artista estabelecido deve cobrar mais porque é mais experiente? Lembre-se que cobrar um salário por hora pode fazer um preço final proibitivamente caro para alguns artistas, ao mesmo tempo em que poderia prejudicar o valor do trabalho de outros artistas.
Embora possa haver algumas situações em que uma taxa de carga horária pode ser apropriada - como trabalhar no ensino e programas públicos - não deve ser considerado uma metodologia fechada para avaliar o trabalho.

PREÇO POR SEMELHANTES

Para se ter um idéia clara sobre o preço de seu trabalho, você precisa saber o que os artistas semelhantes estão fazendo. Seus colegas poderiam ser considerados como artistas semelhantes a você agora; artistas que estão em um lugar semelhante em sua carreira a você, e cuja média é comparável à sua (ou seja, se você pinta óleo sobre telas grandes não se compare a um escultor que trabalha em mármore ou a um artista de vídeo; procure outro pintor que trabalha com materiais semelhantes).

Esta pesquisa é importante para lhe dar uma visão realista e relevante do mercado. Se todo mundo com quem você se compare venda o trabalho entre, digamos $1.500 e $3.000, mas você pretende vender o seu trabalho a $5.500, você pode querer considerar reduzir seus preços. Da mesma forma, se você está considerando vender o seu trabalho por cerca de $400, neste cenário, você pode querer aumentar os seus preços (e sua autoconfiança no seu trabalho). Na verdade, você está fazendo um “benchmarking” de suas obras dentro de uma faixa de preço e se dando limite realista para trabalhar dentro dele.

ARTISTAS EMERGENTES

Tende a haver limitações de preço quando se trata de compra de trabalhos em exposições de graduação ou durante as fases iniciais da carreira de um artista. Como com qualquer coisa, existem exceções para cada regra, mas a maioria dos colecionadores (de grandes nomes a família e amigos) tendem a estar dispostos a pagar não mais que $1.000 para um trabalho em nível de graduação e em torno de $2.000 para trabalhos de mestrado.
Se seu trabalho é excepcionalmente grande, excepcionalmente intricado ou seus materiais são extremamente caros, então é claro o seu ponto de preço será maior do que essas diretrizes.

Note que estes são preços aproximados de um máximo e não um valor a atribuir a todos os seus trabalhos, independentemente do tamanho, preço de custo ou qualidade.

VALOR

Além de seu custo para fazer o trabalho, outra noção a se considerar quando avaliando o seu trabalho é seu próprio valor adquirido como um artista. Esse 'valor', difícil de fixar-se e único para cada artista, é aumentado por etapas, tais como:
Anos no negócio
Realizações profissionais
Grandes exposições coletivas ou individuais
Residências no exterior
Perfil dos seus parceiros e organizações com qual você trabalha
Sua reputação
O aumento da qualidade e complexidade do seu trabalho
Quanto mais destes "marcadores" você tiver em sua carreira, mais você aumenta a chance de um colecionador comprar o seu trabalho.

AUMENTANDO OS PREÇOS

Depois de ter estabelecido um preço de partida, você vai precisar crescer gradualmente deste ponto com o tempo.

Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes recém-formados ou artistas emergentes avaliam seus trabalhos no limite da marca 'razoável'. Uma vez que o artista vende uma ou duas obras, eles podem pensar que eles podem começar a aumentar os seus preços. Tenha em mente que você tem toda a sua carreira para aumentar constantemente os seus preços e ganhar dinheiro. Você não pode esperar pagar sua educação com sua exposição de graduação, nem esperar aumentar os seus preços após cada venda. Este é um processo gradual e lento.

Artistas poderiam considerar aumentar os seus preços entre 10% e 20%, após cada marco importante em sua carreira, tais como:
Depois de uma exposição coletiva com outros artistas importantes
Depois de uma exposição que se venda todos os trabalhos
Depois de ganhar um grande prêmio
Após um ano de sucesso da imprensa e de vendas
Ao definir a sua estrutura de preços original, lembre-se que é impossível reduzir o seu preço primário de venda (ou seja, o preço do trabalho que vem de você, ao contrário do mercado secundário, quando as pessoas que compraram o seu trabalho no passado o vendem) assim, não defina este valor mais elevado do que o mercado pode sustentar ou está disposto a pagar.

COMISSÃO DA GALERIA

Se você tiver a oportunidade de expor em uma galeria, quer como parte de uma coletiva ou como um artista plenamente representado, a galeria, como padrão, vai querer algo em torno de 50% do preço total da venda para cobrir os seus serviços. Isso vai significar uma de duas coisas: uma você precisa colocar um adicional de 100% no seu preço, de imediato, duplicando o seu preço, ou dois, ter tempo para ver se esse preço é realista para onde você está em sua carreira e fazer uma escolha sobre como ir para frente.

Coisas a considerar quando se decide se o seu trabalho ainda irá vender ao dobro do seu preço esperados são:
Suas realizações desde que você avaliou seu trabalho inicialmente, ou seja, você já expôs muito desde que você originalmente mostrou o trabalho? E você tem vendido muito a esse preço?
Pesquisa de semelhantes: por quanto às outras pessoas no seu nível de carreira estão vendendo seu trabalho?
O estado da economia. Ser realista é uma parte importante da venda. Se o clima é ideal para mover o trabalho no seu novo preço e você confiar na capacidade da galeria para vender o trabalho (ou seja, eles têm um histórico comprovado de trabalhar com artistas em sua fase de carreira para você, em uma faixa similar de preço), então faça isso!
Finalmente, e sempre o mais importante, você está feliz com esse preço? Você estaria confortável dizendo às pessoas que compraram o seu trabalho anterior sobre o novo preço?

Se por algum motivo, você não está confortável com um adicionado 100% em cima de seus preços, a galeria ainda deverá receber 50% para despesas de funcionamento, aluguel, publicidade em seu nome, apoio que podem vir a oferecer, etc. Isso significa que você pode ter que arcar com a perda pessoalmente. Mas uma pequena perda inicialmente poderia corresponder a um trabalho muito mais vendido, e não é realmente uma grande perda a longo prazo. Você deve considerar isso um investimento em sua carreira e potencial de venda futura.

Se você começar a exibir em galerias, como parte de exposições coletivas, mas sem representação completa, o que significa que você permite uma galeria vender seu trabalho, mas você também pode vender o trabalho por conta própria, é uma cortesia comum manter os seus preços iguais ao da galeria. Se uma galeria está vendendo o seu trabalho à $1000 e você está vendendo a $500, a coisa óbvia para um colecionador fazer é tentar comprar diretamente de você, assim, cortar a galeria e diminuindo os seus lucros e capacidade para atender despesas de funcionamento. Isto não é maneira de estabelecer uma relação com uma galeria, o respeito mútuo é a chave para trabalhar com qualquer organização e pode danificar sua reputação (e, portanto, capacidade para vender o trabalho ou criar novos projetos) se você fizer isso.

Seu relacionamento com galerias comerciais, bem como com qualquer outra organização com que trabalha, deve ser sempre registrado na forma escrita - em uma carta de acordo, contrato ou até mesmo um e-mail que define o que cada um vai fazer como uma parte de sua parceria.


referência: artquest.com
http://galeriagrazini.blogspot.com.br/2010/10/avaliando-suas-obras.html#more

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